Sem Desperdício


Em tempos de combate ao desperdício e valorização de atitudes sustentáveis, parece surreal “varrer“ a calçada com água. Ainda tem muita gente comentando essa gafe, que pode parecer inocente, mas afeta muitas pessoas. A prática está com os dias contados na cidade de Rio de Janeiro.

A Lei Municipal no 6.042, sancionada em dezembro de 2015, proíbe os moradores de utilizar água potável para lavagem de calçadas. Também não é permitia a lavagem de veículos em via pública com uso de mangueiras. Água de reuso ou obtida com coleta de chuva está liberada.

“A limpeza de calçadas, estacionamentos e outro logradouros externos de acesso público deverão ser realizados por meio de varrição, aspiração e outros recursos que prescindem de lavagem, exceto quando esta for feito com agua de reuso ou de aproveitamento de agua de chuva”, estabelece o texto. A limpeza com agua potável ser permitida em apenas três casos: após ocorrência de alagamentos e acidentes com derramamento de líquidos e material em pó ou granulado não perigosos; em frente a açougues, peixarias, abatedouros e outros estabelecimentos em que haja risco de escorrimento de sangue; onde a varrição não seja suficiente para uma adequada limpeza, como em decorrência de acumulo de fezes de animais e pelo trafego de pedestres com calçados sujos de lama.


Habitat Brasilis Administradora de Condomínios Ltda.

#reusodaágua #lavagemdecalçada #limpeza

Recent Posts
Arquivo
Busca por Tags
No tags yet.

Rua da Conceição, 105 / sala 706/707, Centro

Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20051-010

(021) 3176-0464

(021) 97102-0061

©2017 Habitat Brasilis Administradora de Condomínios Ltda.