Assembleia virtual: ferramenta ajuda a envolver moradores e deixa reuniões mais cheias.

May 10, 2016

O perfil dos moradores e administradores de condomínios está mudando. Durante evento realizado na OAB-SP, a advogada Dayane Fanti, da MRG Advogados, explicou que a maioria dos moradores dos novos condomínios são pessoas da geração Y, conectadas e que exigem estar por dentro das informações, mas não possuem tempo para isso.

 

“São pessoas acostumadas com um ritmo mais acelerado, com ensino superior e usuárias de novas tecnologias. Elas querem participar das reuniões de condomínio e estar informadas sobre as decisões tomadas pela administração de forma prática e eficiente”, afirmou.  

 

A advogada também citou pesquisa realizada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) que mostra que 74% dos síndicos de prédios residenciais possuem entre 30 e 60 anos. Esse é o percentual de pessoas que geralmente não têm tempo, mas estão antenadas em tudo e querem ter o máximo de transparência nas informações do seu cotidiano.

 

Diante dessa necessidade, Dayane defende a utilização da assembleia virtual de condomínios, ferramenta que permite aos condôminos participarem das reuniões de condomínio virtualmente, por meio de uma plataforma online. A solução foi desenvolvida pela Superlógica, empresa especializada em softwares para gestão de condomínios. Na prática, ela permite que todos os moradores sugiram temas, participem de discussões e votem – tudo pela internet.

 

 “A ideia inicial era aumentar a participação nas assembleias de condomínio, que andavam vazias”, explica Carlos Henrique Cêra, diretor da Superlógica. “Mas já nas primeiras sessões percebemos que tínhamos, sem querer, descoberto uma ferramenta gerencial muito mais ampla”, observa.

 

Segundo Dayane, uma pesquisa apontou que somente 17% das pessoas comparecem as assembleias físicas e 85% participam das assembleias virtuais. “A assembleia virtual contribui em todos os sentidos para a melhora da administração do condomínio. Ela é segura, rápida e permite que todos participem das reuniões de maneira fácil e democrática”, destaca.

 

De acordo com o levantamento do Secovi, 50% dos síndicos paulistanos têm curso superior e outros 10% fizeram pós-graduação, mestrado ou doutorado. “As pessoas que estão assumindo as administrações dos condomínios são mais instruídas e também mais cobradas. Os moradores também possuem mais conhecimento e querem estar por dentro das principais decisões de seu condomínio. O uso de ferramentas tecnológicas é um excelente aliado nessas situações”, destaca Dayane. 

 

Assembleia Virtual

Baseada em recursos online, a plataforma funciona da seguinte maneira: os condôminos são convidados via e-mail a fazerem um cadastramento e, uma vez inscritos, passam a participar da elaboração da pauta e das votações. Qualquer condômino tem o direito de sugerir melhorias para o condomínio e cada sugestão é analisada e discutida por todos.

 

Quando chega a hora de votar um determinado assunto, o próprio sistema emite as procurações com a intenção de voto, o que permite que mesmo os condôminos que não estejam presentes fisicamente durante a votação tenham seus votos garantidos.

 

A ferramenta também possibilita a realização de assembleias híbridas (aquelas onde o condômino escolhe participar virtualmente ou presencialmente) assim como assembleias 100% virtuais com a utilização de certificados digitais para dar validade jurídica aos votos.

 

Habitat Brasilis Administradora de Condomínios Ltda.

 

Please reload

Recent Posts

October 17, 2016

October 16, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Busca por Tags
Please reload

Rua da Conceição, 105 / sala 706/707, Centro

Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20051-010

(021) 3176-0464

(021) 97102-0061

©2017 Habitat Brasilis Administradora de Condomínios Ltda.